Aracuã

O aracuã é uma ave galliforme da família Cracidae.

Características

Pesa cerca de 620 gramas e mede de 42 a 53 cm. O seu aspecto geral é semelhante a um faisão, com asas arredondadas e cauda relativamente longa. As patas são relativamente curtas e amarelas. A plumagem é baça, em tons de marron e cinzento, com a barriga mais clara, muito semelhante em todas as espécies. A zona da face é desprovida de penas e acinzentada, enquanto que a área da garganta apresenta uma pequena mancha vermelha. Margens brancacentas nas penas da cabeça, pescoço e peito. Barriga cinza esbranquiçado. Tem o corpo inteiro marrom, fêmeas com manchas brancas em todo o pescoço e machos com um “colar” branco amarelado.

Indivíduo com Plumagem Leucística

O que é leucismo?

O leucismo (do grego λευκοσ, leucos, branco) é uma particularidade genética devida a um gene recessivo, que confere a cor branca a animais geralmente escuros.É diferente do albinismo: os animais leucíticos não são mais sensíveis ao sol do que qualquer outro. Pelo contrário, são mesmo ligeiramente mais resistentes, dado que a cor branca possui um albedo elevado, protegendo mais do calor.

Subespécies

→ Ortalis guttata, (Spix, 1825)

■ Ortalis guttata araucuan, (Spix, 1825)

■ Ortalis guttata columbiana Hellmayr, (Hellmayr, 1906)

■ Ortalis guttata guttata, (Spix, 1825)

■ Ortalis guttata squamata Lesson, (Lesson, 1829)

■ Ortalis guttata subaffinis Todd, (Todd, 1932)

Vocalização

Voz como a Galinha D'Angola doméstica; “ha-ga-gá-gogok” (“aracuan”), repetido, apressado, áspero. Vocalizam quando estão na época de Reprodução, podendo também vocalizar quando em perigo.

Alimentação

Alimenta-se de frutas, folhas, brotos, grãos e insetos. Vivem em matas fechadas, podendo invadir áreas com plantações grandes, nem sempre em bando.

Reprodução

O par faz seu ninho em mata fechada, às vezes no alto das árvores ou em ramos sobre a água ou ainda em troncos caídos; aproveitam também ninhos abandonados de aves diferentes. Põe de 2 a 3 ovos, que são incubados de 25 a 30 dias.

Hábitos

São aves gregárias, que podem ser encontradas em grupos familiares muito barulhentos. Voam apenas quando necessário, sempre o casal, emitindo um barulho com as asas, uma ave muito caçada por moradores, pois possui uma quantidade “satisfatória” para famílias.

Habitat

Matagais, mata baixa e palmares.

Distribuição Geográfica

Ocorre no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.

Referências

Galeria de Fotos